Asteróide de 1 km vai passar perto da terra neste domingo


  • Nenhum comentário
  • Academia Nerd

Asteroide com cerca de 1 quilômetro (km) de diâmetro e 550 metros de largura, passará, segundo os padrões astronômicos, muito perto da Terra, a uma velocidade de cerca de 124 mil km/h

Uma rocha formada nos primórdios do Sistema Solar, com cerca de 1 quilômetro (km) de diâmetro e 550 metros de largura, passará, segundo os padrões astronômicos, muito perto da Terra, a uma velocidade de cerca de 124 mil km/h.

Esse provavelmente será o maior asteroide a passar tão perto da Terra em 2021, criando uma rara oportunidade de observação desse objeto através de telescópios. Apesar de classificar o objeto como “potencialmente perigoso”, a agência espacial norte-americana (Nasa) garante: “Não há risco de colisão dele com nosso planeta nem agora, nem nos próximos séculos”.

Chamado 2001 FO32, esse asteroide descoberto em março de 2001 atingirá seu ponto de maior proximidade com a Terra no dia 21 de março, por volta das 13h (horário de Brasília). De acordo com a Nasa, ele estará a uma distância de cerca de 2 milhões de km: o equivalente a pouco mais do que cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Segundo a agência, o F032 é o maior, entre os asteroides que se aproximarão da Terra em 2021 – o que proporcionará, aos astrônomos, “uma rara oportunidade de se observar uma relíquia rochosa que se formou no início do nosso Sistema Solar”.

A melhor noite para observar o 2001 FO32 é a noite entre sábado (20) e domingo (21) de março, a partir da meia noite, quando o asteroide estará passando entre as constelações do Escorpião e Sagitário. O que deve ficar claro é que, mesmo em sua aproximação máxima, o asteroide 2001 FO32 não estará brilhante o suficiente para ser visto a olho nu. Nem mesmo com um binóculo ou com um telescópio de pequeno porte.

O tamanho do asteróide também o torna um bom objeto de rastreamento, e o Projeto Telescópio Virtual, com sede em Roma, transmitirá um grupo de observação online por meio de seu site.

“Essa distância é próxima em termos astronômicos, e é por isso que o 2001 FO32 foi designado um ‘asteroide potencialmente perigoso’ ”, explica o diretor do Centro de Estudos de Objetos da Terra Próximo, da Nasa, Paul Chodas, referindo-se ao asteroide cuja órbita ao redor do Sol ocorre a cada 810 dias.

A próxima visita do asteroide às vizinhanças da Terra está prevista para 2052, quando ele passará a cerca de sete distâncias lunares, ou 2,8 milhões de quilômetros do planeta.

Isto é dinheiro


Mais do Portal F5


  • Academia Nerd

Disney+ libera primeiro poster da série exclusiva ‘Loki’

‘WandaVision‘ já acabou, ‘Falcão e o Soldado Invernal‘ estreia nesta sexta-feira (19) e a Disney+...

  • Academia Nerd

Samsung galaxy A01 em loop infinito resolvido

 Veja como resolver o problema de loop infinito no Samsung Galaxy A01, que não...

  • Academia Nerd

ÖUS lança coleção em homenagem aos 30 anos de Street Fighter II

Comemorando 30 anos do lançamento de Street Fighter II, a marca curitibana ÖUS lançou nesta...