Veja quem são os candidatos a prefeitura de Parauapebas


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Confira abaixo a relação de candidatos à Prefeitura de Parauapebas que foram lançados nas convenções partidárias e entram na disputa das Eleições 2020. Antes, relembre o que é permitido a partir de agora conforme calendário eleitoral atualizado devido à pandemia do novo coronavírus.

Calendário eleitoral 2020

  • Desde de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;
  • 26 de setembro: prazo para registro das candidaturas;
  • a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
  • após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, também na internet;
  • 27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
  • 15 de novembro: primeiro turno da eleição;
  • 29 de novembro: segundo turno da eleição;
  • até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
  • até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo o país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

Candidatos de Parauapebas

 Júlio Cesar (PRTB)

Júlio Cesar do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), lançou sua candidatura para disputar o cargo de prefeito de Parauapebas na convenção partidária em 7 de setembro, no evento realizado na Escola Técnica Vale dos Carajás. Oficializou sua chapa com Amaurí da Pão Nobre (PRTB), como vice, e mais 23 candidatos a vereador, desses 7 são mulheres.

Com 32 anos, Júlio Cesar é vice-presidente do PRTB no Pará, e defende a bandeira de combate à corrupção.

Valmir Mariano (PSD)

Valmir Mariano oficializou sua candidatura à prefeitura de Parauapebas no último dia 13 de setembro durante convenção realizada pelo Partido Social Democrático (PSD) e na ocasião anunciou sua aliança com sua vice a empresária do grupo Hipersenna Francine Lopes, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Juntos lançaram a coligação ‘Unidos por Parauapebas’ com a união do Partido da Social Democracia (PSD), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Cidadania e Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Darci Lermen (MDB)

Darci Lermen, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lançou oficialmente sua candidatura no último dia 15 de setembro. A convenção realizada pelo MDB marcou a corrida pela reeleição ao cargo de prefeito de Parauapebas com a reunião de uma multidão de pessoas no Parque de Exposições de Parauapebas.

Darci também anunciou a união com o empresário João do Verdurão (PDT), como vice, e a coligação marjoritária com PT, Progressistas, Podemos, PSB, PV, PSC, PDT, PCdoB, PTB, Democracia Cristã, Republicanos e Pros.

Darci Lermen é o atual prefeito de Parauapebas e está em seu terceiro mandato. Gaúcho de Santo Cristo, RS,  disputou seis eleições, sendo quatro para prefeito de Parauapebas, em 2000, pelo PT;  em 2004 quando foi eleito pela primeira vez; em 2008, alcançou a reeleição e em 2016, pelo MDB, foi eleito para o terceiro mandato com 52.049 votos. O candidato também tentou uma  vaga para vereador, pelo PT, em 1996, e uma para deputado estadual, em 2002.

O empresário João Trindade, popular João do Verdurão, 56 anos, atua no ramo de supermercados em Parauapebas desde 2005, mas chegou ao município em 1988, quando era vendedor da empresa mineira Armazém Martins. João é casado e tem três filhos. É a segunda tentativa como vice na prefeitura de Parauapebas.

Marcelo catalão (AVANTE)

Foto: Reprodução Créditos: Douglas Magno

Marcelo Catalão lançou sua candidatura no último dia 16 de setembro, na convenção partidária do Avante aliado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), que oficializou como vice, Meire Vaz, e a chapa “Mudança de Verdade”.

Marcelo Catalão é morador do município há 34 anos, mas é natural da cidade de Catalão, MG. Na juventude, participou do movimento de emancipação da cidade e, mais tarde, em prol da criação do estado de Carajás. Já foi presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) e, aos 43 anos de idade, é o responsável pelos negócios da família.

Assumiu a Secretaria Municipal da Fazenda em 2005, nas eleições de 2014, disputou o cargo de deputado federal, ficando como suplente, obtendo uma boa soma de votos região de Carajás. Em 2016, disputou pela primeira vez o cargo de prefeito de Parauapebas, pelo Democratas, e ficou em terceiro lugar.

Meire Vaz (PMB) é pastora e já ocupou o cargo pleiteado em duas ocasiões, 1993 e 2000. Em 2005,  foi encarregada de dirigir a Secretaria de Assistência Social. Estava há 16 anos afastada da política, mas deseja lutar pelo desenvolvimento socioeconômico do município.

Hipólito da H2 (PATRIOTA)

A Convenção Municipal do Patriota, realizada na noite de quarta-feira, 16, apresetou Hipólito H2 para disputar a cadeira mais importante da cidade. O Dr. Robson (Patriota) é o vice escolhido para compor a chapa.

Rubens Morais (PSOL)

No último dia 13 de setembro, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) realizou sua convenção na Câmara Municipal e lançou oficialmente a chapa do advogado Rubens Moraes Júnior, concorrendo ao cargo de prefeito e de Maria das Graças, como vice, para disputar às eleições municipais de Parauapebas.

Falcão (Solidariedade)

O Francisco Xavier Falcão, popular Falcão conseguiu registrar a pré candidatura pelo Solidariedade e lançou chapa pura com  Mairo Santos, mais conhecido como Mairo da Juventude.

Falcão, tem 41 anos, é empresário, casado e tem quatro filhos. Mora em Parauapebas desde 1992. Para o candidato, Parauapebas merece ser uma cidade próspera, moderna, ordenada, com a população usufruindo das enormes riquezas naturais através de políticas públicas de qualidade.

Junto com o seu vice, Falcão espera transformar o município em uma cidade referência em saúde pública. Defende políticas educacionais, como atrair cursos superiores homologados pelo MEC, garantir oportunidades aos jovens, e fomentar parcerias público privado (PPP) para que seja implantado dentro das escolas secundárias, ensino técnico para preparar a juventude para a entrada no mercado de trabalho.

Léo da Cervebras (PSL)

Léo da Cervebras lançou sua candidatura pelo Partido Social Liberal (PSL) e tem como vice, o servidor público Enuylson de Oliveira Belém, mais conhecido como Will. A chapa foi confirmada no último dia 15 de setembro durante a convenção do partido, que contou com lançamento de 16 nomes para vereadores.

Léo é morador de Parauapebas há 34 anos, de origem humilde, trabalhou ao lado da família, transportando grãos do campo para a cidade, e partir de então construíram a Cervebras que acabou se tornando seu sobrenome. Ao lado do seu vice, o candidato espera ser uma opção para ver o crescimento e prosperidade da cidade.
Matéria em atualização

 

 


Mais do Portal F5


  • Destaques

Alerta falso de bomba em Paris causa evacuação no Arco do Triunfo

Toda a região ao redor do Arco do Triunfo, no oeste de Paris, foi bloqueada...

  • Destaques

Incêndio atinge Hospital Federal no Rio de Janeiro

Um incêndio atingiu o Prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio,...

  • Destaques

Operação da PF no Pará resulta em prisão de servidor do Instituto Evandro Chagas

Um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta...