Asteroide pode atingir a terra um dia antes das eleições dos EUA


  • Nenhum comentário
  • Academia Nerd

Um asteroide que está em uma rota próxima à da Terra tem 0,41% de chance de atingir o planeta, de acordo com dados da Nasa. Reportagem do site Independent diz que o objeto celeste, conhecido como 2018VP1, deve passar perto do planeta um dia antes da eleição presidencial dos Estados Unidos em 2 de novembro.

A agência espacial disse que havia três impactos potenciais, mas, “com base em 21 observações que abrangem 12.968 dias”, não acredita que um impacto direto seja provável. O 2018 VP1, que foi identificado pela primeira vez no Observatório Palomar, Califórnia, em 2018, não é considerado um “objeto potencialmente perigoso” devido ao seu tamanho. Tem apenas 0,002 quilômetros de diâmetro, de acordo com dados da Nasa.

Objetos potencialmente perigosos – geralmente asteroides ou cometas – são aqueles que têm uma órbita que os aproxima da Terra e são grandes o suficiente para causar danos significativos se atingirem o planeta.

No início desta semana, um asteroide passou perto do sul do Oceano Índico – o mais próximo da Terra que ele já chegou. Conhecido como asteróide 2020 GC, o objeto foi localizado pelo Zwicky Transient Facility, uma câmera robótica que faz a varredura do céu e é considerada aproximadamente do tamanho de um carro grande e só foi percebido 6 horas depois.

De acordo com Donald Yeomans, pesquisador sênior do Jet Propulsion Laboratory, o objeto em questão possui aproximadamente 2 metros de diâmetro e a aproximação de corpos celestes do tipo não é rara. Alem disso, segundo ele, a atmosfera de nosso planeta normalmente acaba os incinerando antes que cheguem ao solo.

Como seu nome sugere, astrônomos descobriram o chamado 2018 VP1 há cerca de dois anos, por meio do telescópio robótico Zwicky Transient Facility, localizado na Califórnia, enquanto procuravam por rochas espaciais potencialmente perigosas para a Terra, entre outras surpresas cósmicas. Desde então, não foi mais visto por sua trajetória incerta, “decidindo” reaparecer somente agora.

 

Com informações de Exame e Tecmundo


Mais do Portal F5


  • Academia Nerd

Luna: Amazon anuncia streeming de games concorrente da Stadia e xCloud

O mercado de videogames ganhou um novo competidor, e é um nome de peso. A...

  • Academia Nerd

Franquia da Sega “Yakuza” vai ganhar adaptação para o cinema

Uma boa notícia para os fãs de Kazuma Kiryu de Yakuza, o game vai ganhar uma...

  • Academia Nerd

The Game Awards: Evento será realizado de forma virtual no dia 10 de dezembro

Geoff Keighley, apresentador e organizador do The Game Awards, confirmou que a maior celebração anual...