Câmara aprova proposta que pede regulamentação do uso das quadras públicas


  • Nenhum comentário
  • Destaques

“As quadras poliesportivas [de Parauapebas] foram construídas para utilização de toda a comunidade”, argumentou a vereadora na proposta

Após circular nas redes sociais um vídeo em que mulheres estavam sendo impedidas de utilizar as quadras esportivas localizada na PA-275 e que os espaços estavam sendo monopolizados por homens, a vereadora de Parauapebas Joelma Leite (PL) apresentou a Indicação nº 193/2020, na sessão da última terça-feira (30), propondo que o Poder Executivo institua regulamento de uso das referidas quadras de esporte.
Para ela, o reconhecimento do direito social do lazer contribui para a expansão do ser humano na sua essencialidade, com a liberação para o convívio familiar, confraternização com os amigos, prática de atividades lúdicas, esportivas, culturais, ao desfrute das artes, ao estudo, o que o condiciona a um crescimento pessoal, familiar e social.
“As quadras poliesportivas [de Parauapebas] foram construídas para utilização de toda a comunidade. Entretanto, usualmente verifica-se o uso apenas de homens”, denuncia Joelma Leite, exibindo no telão da Câmara vídeo de cenas de desrespeito e intimidação por partes de homens que pretendiam utilizar uma das quadras, expulsando as mulheres que lá estavam praticando atividade física.
O regulamento proposto pela legisladora visa coibir atitudes como essas, permitindo que mulheres, crianças e adolescentes utilizem também as quadras de forma segura e organizada.
“O regulamento deverá definir dias, horários, normas de utilização e conduta, para garantir a integridade dos desportistas, mantendo um ambiente adequado e propício ao desenvolvimento de atividades recreativas, especialmente pelas mulheres”, detalha Joelma Leite.
A Indicação nº 193/2020 foi aprovada por todos os vereadores e agora ela será encaminhada para ser apreciada pelo governo municipal.
AscomLeg


Mais do Portal F5


  • Destaques

Motoboy é vítima de ataque racista e o assunto é o mais comentado do Twitter

O próximo “cancelado” da internet é o contabilista, Mateus Abreu Almeida Prado Couto, envolvido em...

  • Destaques

MPPA quer barrar aulas presenciais na rede particular de Parauapebas

O Ministério Público do Pará ingressou com ação civil com pedido liminar solicitando a suspensão...

  • Destaques

Gretchen é escolhida como madrinha de campanha de proteção à mulher no Pará

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) escolheu a cantora Gretchen para ser madrinha...