Entenda o que é o teclado mecânico que todo gamer precisa


  • Nenhum comentário
  • Academia Nerd

Quem é gamer de verdade sabe que não basta apenas procurar o maior FPS, a mais alta taxa de atualização do monitor, a placa de vídeo mais moderna ou o processador com o melhor desempenho. Para ter um bom desempenho, especialmente no cenário competitivo, até mesmo os acessórios utilizados na jogatina fazem diferença. É por isso que muitos jogadores investem em um bom teclado gamer em seu setup.

Um teclado gamer é, geralmente, um teclado mecânico e com características que favorecem a jogabilidade dos jogadores. Ele se diferencia bastante dos teclados de membrana, o periférico comumente encontrado na casa de todo mundo. Mas afinal, o que é um teclado mecânico? E faz sentido investir em um teclado gamer? Qual teclado comprar?

Neste artigo, vamos tentar responder essas e outras perguntas relacionadas ao teclado gamer.

O que é teclado mecânico?

Para entender o que é um teclado mecânico, primeiro precisamos compreender o que é o teclado de membrana. Esse tipo de teclado, o mais comum do mercado, é o modelo que oferece um desempenho razoável por um preço acessível. É possível encontrar teclado do tipo membrana a partir de R$ 20 (ou menos).

Ele é chamado de “membrana” por conta da forma como as teclas são acionadas. Uma membrana plástica, geralmente de três camadas, estende-se como um tapete por debaixo de todas as teclas. Sempre que uma delas é pressionada, o contato entre as camadas produz um sinal elétrico que é interpretado como um comando para o computador.

Como essa membrana é compartilhada entre todas as teclas, um problema que pode acontecer é o acionamento de uma tecla quando outra é pressionada. Teclados modernos raramente apresentam esse tipo de problema, mesmo após muitos anos de uso. Porém, eu já vi acontecer e já precisei limpar uma membrana de teclado para que ele voltasse a funcionar corretamente.

Os teclados mecânicos, por outro lado, possuem um funcionamento independente para cada tecla. Cada uma delas possui o seu próprio acionamento (um switch), que é uma chave conectada por uma mola que envia o sinal ao computador quando é acionado.

Isso se traduz em maior precisão e menor tempo de resposta para o acionamento das teclas. É fácil perceber que, dentro do cenário competitivo de jogos, até mesmo milésimos de segundo podem fazer a diferença entre ganhar e perder. É por isso que o teclado gamer favorito de muitos jogadores são os teclados mecânicos.

Os diferentes tipos de switches

Uma característica interessante dos teclados mecânicos é a grande variedade de switches. Eles variam para atender a diferentes tipos de jogadores. Há aqueles que preferem uma tecla que ofereça um pouco mais de resistência ao ser pressionada, enquanto outros preferem teclas mais sensíveis.

Alguns tipos de switches também são bem silenciosos, enquanto outros tem um nível de ruído um pouco maior. Essas distinções se dão através das cores e, para explicar, vamos considerar a fabricante Cherry MX (referência nesse segmento) para diferenciar o funcionamento de cada uma delas.

  • Cherry MX Black: toque linear e sem o clique auditivo. Esse modelo pode incomodar por ser duro, mas facilita a jogabilidade em títulos de MMO e RTS;
  • Cherry MX Red: toque linear, sem o som de clique auditivo. Ideal para a maioria jogos, mas sua leveza pode atrapalhar jogadas que exijam maior precisão;
  • Cherry MX Brown: toque tátil, sem o som do clique auditivo. É indicado para novatos e considerado ótimo tanto para jogar quanto para digitar;
  • Cherry MX Clear: versão mais resistente do Brown. Toque tátil, sem clique auditivo e, dependendo da tarefa, é bom tanto para jogar quanto para digitar;
  • Cherry MX Blue: resistente e com clique auditivo, emite um som alto no acionamento da tecla, lembrando uma máquina de escrever. Criado para quem digita muito, não é indicado para gamers;
  • Cherry MX Green: muito parecido com o tipo Blue, mas um pouco mais resistente ao toque. É tátil, tem clique auditivo e é mais indicado para digitadores do que para gamers.

Existem outras duas fabricantes no segmento de teclados mecânicos que também fabricam periféricos para o público gamer. Estou falando da TTC e Outemu. Contudo, a Cherry MX é a referência e seus produtos são conhecidos pela durabilidade e qualidade. Portanto, nossa recomendação fica realmente para essa última marca, embora existam bons teclados das outras fabricantes (como veremos abaixo).

Qual teclado comprar?

Agora que você já conhece um pouco do funcionamento e uso dos teclados mecânicos, está na hora de descobrir qual teclado comprar. A seguir, trazemos algumas sugestões de periféricos nesse estilo para você conhecer e, se interessar, fazer a aquisição através dos links.

Ótimo custo benefícios: Teclado Gamer Fortrek Mecânico Switch Outemu Blue, RGB, ABNT2 – K5

Nossa primeira recomendação é um teclado da Fortrek com teclas Outemu Blue. Esse modelo possui 13 efeitos de iluminação e sete cores para para exibir. Trata-se de um bom custo-benefício para quem está iniciando no mundo dos teclados mecânicos.

Barato e compacto: Teclado Mecânico Para Games Com Fio Usb Spk8403 Philips

Esse teclado gamer da Philips se encaixa na categoria de barato e compacto. É uma outra opção para quem não quer gastar muito. Por ter uma tecla Cherry MX Blue, é ideal para aqueles digitam bastante e gostam de ouvir o som da tecla ao ser acionada.

Excelente opção da HyperX: Teclado Mecânico Gamer HyperX Alloy FPS Pro, LED, Switch Cherry MX Blue

A HyperX é uma marca totalmente voltada ao público gamer. Esse teclado, com teclas Cherry MX Blue, fazem com que esse seja um bom periférico para quem gosta de jogatinas no estilo FPS. Uma desvantagem, entretanto, é o formato americano das teclas, ruim para quem também preza pela produção de textos.

Moderno da Corsair: Teclado Gamer Corsair K70 LUX Mecânico LED Red Cherry MX Brown CH-9101022-BR

Esse teclado moderno da Corsair, com teclas Cherry MX Brown e iluminação LED na cor vermelha, é outra boa opção para quem já está familiarizado com o mundo dos teclados mecânicos. Esse modelo tem uma textura diferente para as teclas WASD, muito usada nos jogos, mas tem o layout no padrão americano.

O mais acessível da Razer: Teclado Gamer Razer Blackwidow Ultimate – RZ03-01703100-R3U1

A Razer é uma das marcas mais conhecidas do público gamer. E esse modelo em questão o Blackwidow Ultimate, é o mais acessível dentro do segmento de teclados mecânicos. A tecla é do tipo Cherry MX Green, projetado especialmente para jogos competitivos e otimizado em tempo de resposta. Também só está disponível no padrão americano.

Um dos melhores à venda no Brasil: Teclado Mecânico Gamer Corsair Strafe MK.2 RGB, Switch Cherry MX Red, ABNT2

O último modelo indicado nesta lista é um dos melhores teclados mecânicos à venda no Brasil. O Corsair Strafe MK.2, com tecla Cherry MX Red, possui padrão ABNT2, retroiluminação multicolorida e acabamento premium. O destaque vai também para as teclas extras, que podem ser configuradas de diversas formas para ajudar o jogador.

Tecmundo


Mais do Portal F5


  • Academia Nerd

Empresa está criando lente de contato com realidade aumentada

A Mojo Vision, uma nova startup do Vale do Silício, está desenvolvendo lentes de contato...

  • Academia Nerd

Brasil é o terceiro país onde as pessoas gastam mais tempo em aplicativos

As pessoas passaram 3 horas e 40 minutos, em média, utilizando aplicativos (também conhecidos como...

  • Academia Nerd

Cientistas criam “robôs vivos” utilizando células-tronco de sapos

Pesquisadores da Universidade de Vermont e da Universidade Tufts, ambas nos EUA, desenvolveram organismos programáveis...