Pará sediará maior evento de comunicação do país


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Belém recebe, pela primeira vez, o maior evento acadêmico da área de Comunicação no Brasil: o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2019. Com o tema “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, o congresso ocorrerá de 2 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Veja a programação completa

O objetivo do evento é promover um espaço de encontro e reflexão multidisciplinar sobre o papel da comunicação no cenário em que vivemos, discutindo a importância dos processos comunicacionais para entender e atuar na sociedade contemporânea. Estão sendo esperados mais de 2.700 congressistas, entre professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, de diferentes áreas do conhecimento e campos de atuação, vindos de todas as regiões brasileiras e de países da América Latina e da Europa.

Na programação, atividades diversificadas: encontros internacionais, colóquios, jornadas, fóruns, seminários e apresentações de trabalhos experimentais e artigos científicos. No 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, será realizado no dia 4, a conferência sobre o tema central do congresso será ministrada pelo professor Ramon Salaverría, da Universidade de Navarra (Espanha). Na noite desse dia, ocorrerá a Abertura oficial do congresso.

Outros destaques da programação são o III Fórum de Rádios e TVs Universitárias, que reunirá gestores, profissionais e pesquisadores de emissoras de instituições de todo o Brasil, e o Publicom, XIV Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação, durante o qual serão lançados 54 títulos acadêmicos e literários.

A Amazônia também será foco de vários espaços de discussão, como o IV Colóquio Latino-Americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação e o II Ciclo Amazônia, com pesquisadores e profissionais que trabalham com temas amazônicos. Como atividade especial de um dos grupos de pesquisa, haverá o Painel Comunicação e Religião na Festa do Círio de Nazaré.

Integram a programação, ainda, mais de 50 oficinas e minicursos voltadas para alunos, professores e profissionais. Serão apresentados, ao todo, 973 artigos em 34 grupos de pesquisa, 280 artigos de alunos de graduação em 8 divisões temáticas na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação e 295 trabalhos experimentais na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom. A programação completa está disponível no site do evento.

O Intercom conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA); da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do Instituto Federal do Pará (IFPA); da INFRAERO; da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); e do Governo Federal, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

SERVIÇO

42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2019

Tema: Fluxos comunicacionais e crise da democracia

Data: 2 a 7 de setembro de 2019

Local: Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém


Mais do Portal F5


  • Destaques

Mãe é presa por permitir padastro estuprasse sua filha de 13

Uma mulher de 33 anos foi presa suspeita de permitir que uma de suas filhas,...

  • Destaques

População mostra insatisfação por alagamentos em Parauapebas

Ano após ano, governo após governo, Parauapebas enfrenta os mesmos problemas durante as chuvas: alagamentos...

  • Destaques

Celpa emite comunicado desmentindo corte de energia neste sábado

Passou a circular nas redes sociais, nesta quinta-feira, 21, um comunicado em nome da Centrais...