Índios reivindicam recuperação de vicinais na Prefeitura de Parauapebas


  • Nenhum comentário
  • Destaques



Índios em reunião com o prefeito e seu secretariado

Índios das etnias Kayapó e Xikrin ocuparam as dependências da Prefeitura Municipal de Parauapebas, nesta terça-feira (9), para reivindicar, ao poder executivo, a recuperação de estradas vicinais que interligam as aldeias Djudjêko, Cateté e Ô-Odjá.

A ocupação continuou nesta quarta-feira (10), o que comprometeu o expediente administrativo. Cerca de 120 índios armaram acampamento em frente ao prédio da prefeitura para chamar a atenção com o prefeito Darci Lermen.

Segundo informações, alguns trechos das vicinais estão em estado bem crítico, o que dificulta o trânsito e que provoca acidentes.

Na manhã desta quarta, o prefeito Darci e seu secretariado recebeu em seu gabinete, alguns representantes das tribos.

Logo em seguida, a assessoria de comunicação emitiu uma nota sobre a reunião. Confira o texto na íntegra:

“Na manhã desta quarta-feira (10) o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, acompanhado dos secretários municipais, está reunido com os índios da aldeia Djudjêkô que reivindicam obras de infraestrutura na estrada de para a aldeia e a conclusão do convênio com o Instituto Indígena Botiê Xikrin, que prevê repasse de verba da prefeitura para atividades sociais e culturais dos indígenas, entre elas a realização dos jogos indígenas que ocorrerão entre os dias 20 e 26 de julho.

As obras em questão foram iniciadas no início de junho, na aldeia Kateté, e atenderão todas as quatro aldeias indígenas, localizadas no município de Parauapebas. Conforme o cronograma da Secretaria Municipal de Obras (Semob) os serviços específicos para a aldeia Djudjêkô estão programados para a próxima segunda-feira (15). O prefeito e o secretário de Obras visitarão a localidade para acompanhar de perto os serviços.

Sobre o contrato para o convênio com o instituto, a documentação foi protocolada na prefeitura de Parauapebas na semana passada. Desde que a gestão recebeu a documentação do instituto, tem dado toda a celeridade possível nos trâmites legais para firmar o convênio. Ficou acordado na reunião de hoje que os indígenas ficarão até amanhã, no prédio da prefeitura, para a de assinatura do contrato, que ocorrerá às 10h da manhã.

O município de Parauapebas conta com quatro aldeias indígenas, localizadas na divisa com o município de Água Azul do Norte. A prefeitura de Parauapebas sempre deu todo o apoio necessário aos indígenas, inclusive com a construção e manutenção de escolas dentro das aldeias e disponibilidade de profissionais e estrutura para atendimentos de saúde.”

Até o início da tarde desta quarta o expediente na prefeitura ainda não havia sido restabelecido.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Por perfume, borracheiro mata e agride mulheres em Parauapebas

O borracheiro Jennys de Sousa e Sousa, 32 anos, foi preso nesta quinta-feira (18), após...

  • Destaques

Pró Saúde oferta vagas para hospitais em Marabá e Canaã

A Pró-Saúde abriu processo seletivo para contratação de pessoal que atuará em diversas áreas no...

  • Destaques

PEC 108 pode calar advogados e desproteger o cidadão

As inscrições obrigatórias de advogados e advogadas na OAB podem estar com os dias contados....