Como ser bem-sucedido profissionalmente em 2019


  • 1 comentário
  • Destaques

Qual comportamento adotar para melhorar a sua vida profissional em 2019?

Durante o ano de 2018, o Brasil viveu momentos de muita instabilidade na economia e no desenvolvimento social. Com a alta competitividade no mercado de trabalho, muitas pessoas encontraram dificuldades para conseguir ou manter um emprego. Já parou para pensar em qual comportamento adotar para melhorar a sua vida profissional em 2019? Confira quatro atitudes fundamentais para projetar ou melhorar a sua carreira.

1 – Faça uma retrospectiva: Para pensar no próximo ano é preciso fechar o atual. A vida profissional, assim como a pessoal, anda em ciclo. E isso é importante ser respeitado.

Então, faça uma retrospectiva de quais foram os pontos altos e baixos na sua carreira em 2018. Analise cada situação que não foi tão positiva e tente tirar uma lição dela – sempre há. Sobre o que foi muito bom, também procure entender quais ações foram fundamentais para levá-lo ao sucesso. É importante ter isso em mente para repetir (ou evitar) em outras situações.

2 – Defina metas: Inicie o ano novo com um planejamento da sua carreira. Assim como todo final de ano você precisa planejar as metas para a sua área, faça o mesmo para a profissão. Por exemplo, se você almeja um novo cargo, crie um plano de ação para conquistar a promoção ao longo do ano. Crie também novos desafios para você. É importante sair da zona de conforto. Se você não vai bem nas apresentações em público, por exemplo, coloque como desafio ter a iniciativa de conduzir as reuniões da sua área. É só assim que você vai evoluir.

3 – Atualize-se: Estamos vivendo uma nova era do mercado, onde a transformação digital faz parte de todos os setores. Além disso, cada vez mais as empresas falam em ganho de produtividade e mobilidade. Você não pode deixar de acompanhar as tendências. Busque por cursos na sua área. Se você é da área de projetos, por exemplo, estude mais sobre os modelos de gestão ágil.

4 – Reveja seus custos: Por último, mas também muito importante, sugiro que você reveja seus custos e faça um planejamento orçamentário para o próximo ano.

É preciso que seu salário se enquadre no seu custo de vida. Parece óbvio, mas muitos profissionais não conseguem equilibrar os ganhos com os gastos. Sem isso, a pessoa nunca consegue ver seu dinheiro render e isso traz uma constante insatisfação. Ou seja, não importa onde esteja trabalhando, mas se o orçamento não fechar no final do mês, dificilmente, terá a “recompensa” que busca.

Estamos há alguns dias do final de dezembro e ainda dá tempo para planejar sua carreira para o próximo ano. Trace seu planejamento e coloque seus planos em ação.


Mais do Portal F5


  • Destaques

“Primeira dama” do crime é presa em Parauapebas

Bruna Izaura de Medeiros Araújo, conhecida no mundo do crime como “primeira dama”, foi presa...

  • Destaques

Empresa está criando lente de contato com realidade aumentada

A Mojo Vision, uma nova startup do Vale do Silício, está desenvolvendo lentes de contato...

  • Destaques

Secretário da Cultura cita frases de discurso nazista em vídeo

Um vídeo em que o secretário da Cultura Roberto Alvim copia trechos de discurso de Joseph...