Instituto Tecnológico Vale e CNPq oferecem bolsas de pesquisa


  • Nenhum comentário
  • Destaques

Segue até a próxima sexta-feira, 5 de outubro, o prazo de inscrições para seleção de bolsistas do Instituto Tecnológico Vale (ITV). Os selecionados atuarão em projetos de pesquisa científica e tecnológica em temas como recursos hídricos, geoquímica, socioeconomia, geociências, inteligência artificial, analítica de dados, ciências biológicas e agrárias, engenharias florestal e ambiental, entre outros. As bolsas serão concedidas por meio da Chamada CNPq/ITV nº10/2018 e terão duração de um ano com possibilidade de prorrogação de até outros 12 meses.

Os bolsistas serão selecionados pelos coordenadores dos projetos com base no currículo e experiência nas atividades da bolsa pretendida. A critério do coordenador do projeto, os candidatos pré-selecionados poderão ser submetidos a entrevistas em dia e horário a serem definidos.

Os interessados deverão encaminhar para o e-mail indicado no contato de cada projeto (quadro abaixo) o link de seu currículo lattes e um curto texto com a manifestação de interesse e justificativa para a bolsa.

Confira os projetos:

Projeto 1: Expandindo o conhecimento da vegetação de Carajás: comparação da canga com outras áreas de campo rupestre para compensação ambiental e lista florística dos outros tipos de vegetação com ênfase na Floresta Nacional de Carajás.

Tema 1. Listagens e comparação: identificação, trabalho de campo, espécies lenhosas, comparações fitossociológicas, experiência em R.

Área: Ciências Biológicas – Botânica (Taxonomia de Fanerógamas)

1 Bolsa PDI.

Contato: daniela.zappi@itv.org

Projeto 2: Estudos biossistemáticos em espécies de relevância para processos de licenciamento ambiental na Floresta Nacional de Carajás (Pará, Brasil)

Tema 1. Biologia floral: fenologia, ontogenia floral ou temas afins; trabalho de campo, experiência em realizar análises e interpretar dados nessa área.

Tema 2. Biologia celular: citogenética e genética de populações

Área: Ciências Biológicas – Botânica (ecologia ou genética vegetal)

1 Bolsa DTI A

1 Bolsa DTI B

Contato: mauricio.watanabe@itv.org

Projeto 3:  Socioeconomia e sustentabilidade na mineração: instrumentos para subsidiar um plano de desenvolvimento sustentável para a região sob influência da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e da mineração no sudeste do estado do Pará, sob os aspectos socioeconômicos.

Tema 1. Contribuir para promover o desenvolvimento sustentável da região sob a influência da Estrada de Ferro Carajás (EFC) por meio de estudos interdisciplinares e multivariados sobre as interações entre as comunidades locais e a ferrovia, visando identificar potencialidades e oportunidades no território.

Área: ciências sociais e econômicas; ciências agrárias; engenharia ambiental; psicometria; geografia; planejamento regional.

2 Bolsas DTI C

Contato: jose.aroudo.mota@itv.org

Projeto 4:  Recuperação de áreas degradadas pela mineração de ferro no Pará: ocupação e dinâmica multitemporal da terra, revegetação, bioindicadores, conservação e uso de espécies vegetais nativas.

Tema 1. Propagação de espécies vegetais para a revegetação de áreas afetadas pela mineração

Tema 2. Monitoramento do solo e da vegetação para a definição de bioindicadores para o status da recuperação ambiental

Área: ciências agrárias, ciências biológicas, engenharia florestal, engenharia ambiental

2 Bolsas PDI

Contato: silvio.ramos@itv.org

Projeto 5:  Tecnologias computacionais aplicadas à problemas operacionais de ferrovias.

Tema 1. Engenharia de software, incluindo design patterns. Análise de dados, envolvendo tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Softwares para visualização de dados, como Tableau e Spotfire e linguagem programação, preferencialmente Java (Versão 8), ou outras voltadas a análise de dados: Python suportadas pela JVM.

Área: analítica de dados, big data, ciências da computação

1 Bolsa DTI A

Contato: sergio.viademonte@itv.org

Projeto 6:  Desenvolvimento de tecnologias baseadas em treinamento cognitivo para aplicações na indústria de mineração

Tema 1. Desenvolvimento de algoritmos inteligentes para decodificação de estados mentais produtivos a partir de sinais de eletroencefalografia

Tema 2. Desenvolvimento de algoritmos inteligentes para classificação de tarefas e reconhecimento de atividades usando eletroencefalografia

Área: ciência e engenharia da computação, engenharia elétrica, inteligência artificial, analítica de dados, big data, estatística aplicada e áreas correlacionadas.

1 Bolsa DTI-B

1 Bolsa DTI-C

Contato: schubert.carvalho@itv.org

Projeto 7:  Apoio a projetos de pesquisa do Grupo de Geologia Ambiental e Recursos Hídricos (GGARH) do Instituto Tecnológico Vale

Tema 1. Utilização de rede de monitoramento hidroclimatológico in situ e modelagem hidrológica para avaliar o impacto da mudança de cobertura do solo na hidrologia na bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas, sudeste do Pará. Avaliar os impactos da mudança da cobertura do solo em componentes dos processos hidrológicos na bacia, em diferentes escalas espaciais e cenários de desflorestamento.

Tema 2. Biodisponibilidade de elementos-traço de relevância ambiental em áreas da bacia hidrográfica do Rio Itacaiúnas, Pará. Determinação da biodisponibilidade de elementos-traço de relevância ambiental em áreas da bacia hidrográfica e estudo da dinâmica da disponibilidade dos elementos-traço nas áreas-alvo e propor modelos de predição de disponibilidade para a região.

Tema 3. Atlas Geoquímico da Bacia do Rio Itacaiúnas, região de Carajás, Pará. Elaboração de atlas geoquímico de águas superficiais, sedimentos de corrente e solos para a bacia hidrográfica referida.

Área: ciências exatas, geociências e correlatas

3 Bolsas PDI ou DTI-A

Contato: paulo.pontes@itv.org

Sobre o ITV

O Instituto Tecnológico Vale é uma Instituição sem fins lucrativos com a missão de desenvolver e aportar conhecimento no uso responsável dos recursos naturais.  Em Belém, a Instituição atua, por meio da pesquisa científica, na geração de conhecimento em tópicos relevantes para a manutenção diversidade biológica e suas interações com os aspectos econômicos e sociais. O ITV conta com cerca de 40 pesquisadores distribuídos em seis grupos com atuação nas áreas de Tecnologia Ambiental, Geologia Ambiental e Recursos Hídricos, Socioeconomia e Sustentabilidade, Genômica Ambiental, Computação Aplicada e Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas.


Mais do Portal F5


  • Destaques

Denúncia anônima leva PM até traficante

Jefferson Martins Andrade, 20 anos, foi preso pela PM na última sexta-feira (22) no bairro...

  • Destaques

Salário maternidade para desempregadas: Saiba se tem direito

Neste vídeo, a colunista e advogada Éllina Medeiros esclarece as principais dúvidas sobre o salário...

  • Destaques

Raios: Como se proteger de tempestades

Com a proximidade do inverno é grande a incidência de raios na região. Eles podem...